terça-feira, 9 de agosto de 2011

Estátua de Sal.

 
Fernanda Montenegro escreveu assim: Passado é lição para refletir, e não para repetir. Quanta verdade em tão poucas palavras, nada que um dia foi, pode voltar a ser como era, tudo pode voltar ser bem semelhante, muito próximo do que um dia foi, mais ígual nunca mais. A canção diz assim: Nada será como antes amanhã. Não se pode trazer o passado para o presente, nem levá-lo para o futuro.


Alguém disse assim; Não volte ao passado a não ser que seja para recomeçar a partir dele. Isso deixa claro que mesmo que tentemos voltar ao passado vive-lo é impossível, pois será preciso um recomeço, e isso significa que não será mais passado, mas, sim o presente se refazendo a partir do passado.


As Sagradas Escrituras, conta a história de um homem chamado Ló que vivia com sua família na cidade de Sodoma, e num certo momento por causa da promiscuidade sem controle que havia invadido os moradores daquele lugar, Deus decidiu destruir aquela cidade, e pediu para que Ló e sua família, que deixassem a cidade, e deu a ordem;  saiam e não olhem para traz, a história conta que no caminho a esposa de Ló não resistiu e virou-se e olhou para olhar para traz e imediatamente foi transformada em uma estátua de sal.


O passado tem o poder de transformar pessoas em estátuas de sal, quando não se consegue se desprender do passado ele nos imobiliza, nos escraviza o desejo de revivê-lo gasta todas as energias a ponto de não sobrar nada para o presente e aniquilar o futuro.


O passado só e´passado porque ficou para traz, a água que passou pelo leito do rio nunca mais passara por ali novamente, ela vai continuar pelos leitos dos rios, até quem sabe chegar ao mar.

Assim também é nossa vida, vamos vivendo transformando presente em passado a cada amanhecer e tirando grandes lições para que o futuro seja construído por um passado digno de ser lido todas as vezes que precisarmos de uma direção para um caminho bom.


A Deus o Senhor do meu passado, presente e futuro seja a honra e a glória. 

Pr. Abimael Alves.

Nenhum comentário: