segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Milagre do Perdão.


Pr. Abimael Alves.



E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão àqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor: E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te não peques mais. Jo.8-10-11.

Tanto se fala em sermos parecidos com Jesus, ouvimos ministrações e centenas de canções dando supostas “regras” que nos condicionaria a ficar parecidos com Cristo,... afinal penso ser essa a meta de todo bom cristão; ficar parecido com seu mestre.

Entre muitos atos que Jesus praticou quando do seu ministério terreno, dois deles certamente são extrema relevância para quem pensa ou deseja de alguma forma alcançar alguma semelhança com Cristo: Um é o amor, outro o perdão, os dois não andam separados nem trabalham individualmente, pois um é a força motora do outro.

O perdão que Jesus aplica nessa passagem bíblica é a expressão mais linda da forma de perdoar, é o perdão incondicional, esta mulher não foi sabatinada por Cristo, nem condicionada a fazer ou seguir qualquer tipo de “receita de santidade”: Ela simplesmente passou da condição de pecadora julgada e condenada, para condição de pecadora perdoada e absolvida sem necessidade de julgamento.
O Texto de Romanos 8-1.foi encorporado literalemten a esse ato: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

O ato de perdoar não deve estar ligado a alivio de culpa, muitos ao perdoarem falam! Bom já fiz minha parte já não carrego mais esse peso. É certo que o ato de perdoar nos da uma sensação de alivio da culpabilidade que a falta de perdão deposita em nossa alma, mas ele não deve ser praticado somente com a intenção de lavar da sujeira dessa culpabilidade, e sim com a intenção de dar ao que esta sendo perdoado o privilégio de receber algo de nós independente de merecer ou não, perdoar é doar algo de nós para alguém, sem questionarmos o direito desta pessoa ter meritos para receber ou não. Perdoar é como se lavássemos os pés do perdoado, deixando que a mesma água lave nossas mãos. Ninguém está totalmente certo como também não está totalmente errado: Somente Cristo perdoou estando totalmente certo, nos seus últimos momentos na cruz sendo totalmente inocente ainda intercedeu ao Pai para que nos perdoasse: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.

A opção pelo amor incondicional nos leva ao perdão incondicional, nada nos fará tão semelhantes a Jesus do que a pratica do perdão, quanto mais aprendermos a perdoar e quanto mais aprendermos a amar muito mais semelhante ficaremos com Cristo.

Perdoar cura a alma, abre as portas do coração: Perdoar e ser perdoado nos fazem ser protagonistas do mais lindo milagre, o milagre do amor ágape, o amor divino que não julga antes de perdoar, perdoa sem julgar, ama simplesmente por ter decidido perdoar.

A Deus toda honra e toda gloria.


Um comentário:

Unknown disse...

Nossa!!! amei todas...
mas esse e lindo d+
Q Jesus te abençoe tremendamente a cada amanhecer com essas mensagens linda
fik com Deus
abraços amigo

me mande mensagens se poder...
amei