segunda-feira, 28 de maio de 2012

Apenas humanos.




Quão grande mal nos causa a ansiedade! Qual de nós pode dizer que nunca errou por não ter controlado a ansiedade?

Ela gosta de se impor como senhora da situação, quer assumir o controle, não respeita sentimentos, nem momentos e nem muito mesmo lugar.

O propósito da ansiedade é querer que assumamos o controle daquilo que como humanos não temos o poder de controlar. 

Quem pode controlar o tempo? Quem pode fazer com que ele seja mais rápido, ou mais lento? Quem é capaz de controlar o sol a chuva o vento; disse Mario Quintana o vento é o pastor das nuvens.
 
Quem pode controlar os sentimentos? Quem controla a saudade o amor? Quem controla o ódio ou a tristeza? Quem controla os desejos do coração?

A ansiedade com seu jeito autoritário quer nos obrigar a pensar que somos senhores quando de algumas situações somos apenas servos, e o que é pior, nos levar a tomar atitudes que em nada vai aliviar, somente aumentarão a ansiedade e junto com ela ainda trazem frustrações, decepções e um sentimento de impotência. 

Por isso, por que lutar contra o que não se pode vencer? Por que sofrer querendo mudar o que é imutável? Por que perder tempo tentando assumir o controle daquilo que não está em nossas mãos?

A vida e feita pra se viver e viver é muito mais que existir, viver entender que às vezes a vida nos coloca no controle outras vezes somos apenas meros protagonistas de uma nova história, as vezes estamos no leme outras vezes apenas no barco onde o vento é o pastor e leva a embarcação para onde quer.

Lutar contra é inútil, o melhor é aproveitar tudo de bom que o momento lhe oferece e boa viagem.

Não sejam ansiosos por coisa alguma, basta cada dia o seu próprio mal, disse Jesus.

_Abimael Alves.
Quebrando Pedras e Plantando Flores.







Nenhum comentário: