quarta-feira, 13 de julho de 2011

A roupa do Imperador.


Havia um imperado que era tão apaixonado por roupas novas que  novas que passava toda a sua vida se preocupando apenas com isso.
Dificilmente trabalhava ou cuidava do povo, imperiosamente a frase era  “o imperador está se vestindo”. Certa vez, chegaram dois vigaristas que se fingiam de impecáveis costureiros, dizendo que tinham o poder de tecer os trajes mais bonitos do mundo.
Além do que, os tecidos tinham a qualidade de serem invisíveis para qualquer pessoa que fosse tola, para qualquer que não tivesse condições de exercer algum poder. 
O  Imperador  ficou eufórico . Além de poder usar os mais belos trajes do mundo, poderia descobrir os tolos do seu reino. E imediatamente fez a encomenda. Pediram uma fortuna e o Imperador nem discutiu.
E ficaram em uma sala fingindo que estava tecendo. Vez ou outra, o Imperador enviava alguém para ver o trabalho e cada um que chegava nada via e, mesmo assim, com medo de ser tolo, fazia elogios e mais elogios ao tecido e à vestimenta em preparação.
Certo dia, o Imperador achou que deveria conferir a feitura de suas vestes, ainda no tear. E foi acompanhado por um grupo de conselheiros. Quando chegou, pensou consigo mesmo: “O que é isto? Não estou vendo nada. Que lástima! Serei um tolo? Não terei capacidade para ser imperador? E agora?”.
Não teve dúvida e falou: É realmente magnífico. É o mais belo tecido e a mais bela vestimenta que já vi”. Todos os conselheiros, que também não viam nada, fizeram coro ao Imperdor: “Magnifico”.
E o Imperador resolveu usar o traje em um desfile especial. E todo o povo, que sabia da história de para os tolos a roupa seria invisível, só fazia elogiar.
Até que uma criança, espontaneamente, gritou: “O Imperador está nu, o Imperador está nu.”

Aplicação pessoal .
Há dentro de nós uma criança que não se deixa enganar nem se amedronta ao ver o ritual da vida, ela não se deixa levar pelas hipocrisias que vão se acumulando com tempo de caminhada, ela não tem medo que descubram nossas verdades.
Essa criança é capaz de entender e aceitar que nossa face é muito mais bonita do, que os disfarces que usamos! Ela por sua vez não aceita as maquiagens que a vida muitas vezes quer nos impor, ela não tem medo de ser o que é.
_Abimael Alves.
Conto de Hans Christian Andersen

Nenhum comentário: