terça-feira, 12 de julho de 2011

Peixe sem cabeça.


Havia uma família que tinha uma recita muito saborosa para o preparo de um peixe típico daquela reigião. A tradição já havia atingido a terceira geração. O fato interessante é que o peixe era sempre assado sem a cabeça. Ninguém nunca havia se questionado sobre o fato. Quem o fez foi uma menina, que pertencia à terceira geração.
Ao ser perguntada sobre a razão de o peixe ser assado sem a cabeça, a mãe da menina disse não saber. A resposta foi simples. "Sua avó me ensinou a assar assim". A menina, por sua vez, resolveu ir fundo na investigação. A avó respondeu da mesma forma " Aprendi com sua bisavo" Tendo oportunidade de perguntar o motivo à bisavó, a menina finalmente resolveu o enigma do peixe sem cabeça. " Não há razão alguma" __disse a velha senhora. " É que, no tabuleiro que eu tinha, o peixe nunca cabia inteiro".

De tempos em tempos temos que dar uma reciclada na nossa vida, darmos uma olhada para ver se não estamos assando o peixe sem cabeça e já nem sabemos o por que? É preciso de tempos em tempos darmos uma contextualizada, pois muitas vezes ainda estamos cortando a cabeiça do peixe e não percebemos que temos tabuleiros maiores, onde caberiam não só o peixe inteiro, mas com também vários outros.

É preciso para para refletir e entender que o tempo passou, os tabuleiros cresceram, e sem que percebarmos continuamos presos as tradições ou ao comodismo e assim assando o peixe sem cabeça.

_Abimael Alves.

Nenhum comentário: