sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Retalhos da Vida.



“Para medir um homem, anote a altura de seus ideais, a profundidade de suas convicções, a amplitude de suas amizades e a extensão de seus sacrifícios”. Anonimo.
                                                 *____*
“Três coisas há que só se conhecem na ocasião: a coragem no perigo, a prudência na cólera e os amigos na adversidade” Não sei o autor.

                                                 *____*
“Não se foge porque se tem medo, tem-se medo porque se foge”. (William James – citado por Simone Weil).

                                                 *_____*
“Aceita a enormidade do castigo com a mesma face com que antigamente aceitavas a delícia do pecado”. (Olavo Bilac).

                                                *_____*

“Enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo seria cansativo; mas uma distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida”. (Machado de Assis em Quincas Borba).

                                               *______*
“A coragem encara o medo e, portanto, dele se assenhora. A covardia reprime o medo e, portanto, dele se torna escravo. Homens corajosos nunca perderam o elã pela vida mesmo que a situação que vivam seja sem brilho; covardemente, homens esmagados pelas incertezas da vida, perdem o desejo de viver. Devemos constantemente erguer diques de coragem para conter as inundações do medo”. (Martin Luther King Jr.)

                                              *______*
“Finalmente, todos concordam que um homem ocupado não pode fazer nada bem: não pode se dedicar à eloqüência, nem aos estudos liberais, uma vez que, seu espírito ocupado em coisas diversas, não se aprofunda em nada, mas pelo contrário, tudo rejeita, pensando que tudo lhe é imposto”. (Sêneca – Sobre a Brevidade da Vida.)

                                             *______*
“O ódio é licor mui precioso, um veneno muito caro, porque é feito de nosso sangue, de nossa saúde, de nosso sono e de dois terços de nosso amor próprio”. (Charles Baudelaire).

                                             *_____*
“Dê a este novo Isaías
Não visões, não profecias:
Dê o que falta a tanta gente
-Pureza d’alma, semente
Das celestiais alegrias”.
(Manoel Bandeira).


                                           *_____*

“Rabino Johana bem Zakkai perguntou aos seus discípulos de qual pecado devemos fugir. O rabino Simeon respondeu: Aquele que pede emprestado e não paga. Não importa se pediu emprestado de Deus ou de outro homem. Eis a essência da miséria humana: esquecer que a vida é dom e um empréstimo”. (Abraham Joshua Heschel).

                                    *________*

“Devemos temer a justiça de Deus como se não tivesse misericórdia e devemos confiar na sua misericórdia como se não tivesse justiça”. (Pe Antônio Vieira).

                                    *________*

“Não tenho dúvidas que a religião cristã é, no final das contas, algo que nos proporciona uma satisfação indizível. Mas ela não começa pelo conforto; começa pelo desconforto. Na religião, como na guerra e em tudo na vida, satisfação é coisa não obtemos procurando por ela. Se procurarmos a verdade, poderemos concentrar a satisfação no fim. Se procurarmos primeiro a satisfação, não encontraremos nem a satisfação nem a verdade, apenas a adulação e a falsa esperança e, no fim, o desespero”. (C. S. Lewis).

                                  *________*

“Meu único desejo é contemplar o seu rosto. Eu não temo outro senão Ele; reverencio a Ele somente. Se o visse apenas em um sonho, continuaria dormindo por toda eternidade”. (Rabino Jehuda Halevi – citado por Abraham Joshua Heschel).


http://twitter.com/abimaelalves

Nenhum comentário: