sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vendo as mesmas coisas e enxergando coisas novas.


Albert Szent-Gyorgyi,  disse, “Descobrir é olhar para a mesma coisa como todos olham e enxergar algo diferente.”  
Isso realmente é um maravilhoso dom gratuito de Deus.

Poder acordar todos os dias e enxergar algo novo em coisas que aparentemente são antigas.
Enxergar o amor no ódio, o alegria na tristeza, o sol na tempestade, a esperança no caos.
Descobrir que em meio as linhas aparentemente tortas Deus está escrevendo uma história de caminhos retos, que nos levará a perceber que o melhor ainda está por vir, é o que no faz acreditar que a vida vale apena ser vivida.
Esse dom maravilhoso que nos e dado por Deus, nos faz descobrir que a algo diferente do que nossos olhos estão vendo, e que é muito diferente do que falam ou pensam, pois só quem descobrir enxergará.
Enxergar algo diferente é contemplar o final como um recomeço, a perda como a oportunidade de ter algo ainda melhor, o choro como preparo para dias muitas alegrias, a prisão como instrumento para valorizar a liberdade e viver a noite na esperança aplaudir um novo dia.
Descobrir é orar para o mesmo Deus todos os dias e enxergar que ele tem coisas novas a cada amanhecer, pois ele sempre tem e faz o melhor para os que o amam e o servem verdadeiramente.
"Há um rio cujo as correntes alegram a cidade de Deus, ele está no meio dela, ela não será abalada."

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A vida me ensinou.


A vida me ensinou que devo ir um pouco mais devagar, que não devo correr tanto nem ter tanta pressa para chegar.

Quem corre muito não tem tempo para apreciar as belas paisagens do caminho.
A pressa nos faz cair em ciladas, não percebemos os buracos, não nos atentamos aos perigos da esquina, a pressa não nos da tempo de perceber se é sonho ou ilusão.
Aprendi que é melhor ir um pouco mais devagar, não me entusiasmar muito com a beleza do pacote, para não me decepcionar tanto com o seu conteúdo.
Quanto se está com pressa, os olhos se cegam para o que não se quer ver, a mente se fecha para a verdade e o coração se cauteriza para razão.
A vida me ensinou, a não pintar o jardim com a cor do camaleão, pois a qualquer momento ele pode mudar a sua cor.
Aprendi que um paço de cada vez pode evitar que eu tropece.
A vida me ensinou que indo um pouco mais devagar, posso evitar que em meio ao caminho eu deixe de enxergar e agradecer aos que me apóiam e torcem pela minha vitória.

Aprendi que nenhum sonho, nenhum sucesso, nenhum alvo a ser atingido, vale o preço de se deixa rastros de sangue por onde se passou a caminho da conquista.
É!!! A vida me ensinou a ir um pouco mais devagar, arrancando pedras e plantando flores.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Retalhos da Vida.



“Para medir um homem, anote a altura de seus ideais, a profundidade de suas convicções, a amplitude de suas amizades e a extensão de seus sacrifícios”. Anonimo.
                                                 *____*
“Três coisas há que só se conhecem na ocasião: a coragem no perigo, a prudência na cólera e os amigos na adversidade” Não sei o autor.

                                                 *____*
“Não se foge porque se tem medo, tem-se medo porque se foge”. (William James – citado por Simone Weil).

                                                 *_____*
“Aceita a enormidade do castigo com a mesma face com que antigamente aceitavas a delícia do pecado”. (Olavo Bilac).

                                                *_____*

“Enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo seria cansativo; mas uma distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida”. (Machado de Assis em Quincas Borba).

                                               *______*
“A coragem encara o medo e, portanto, dele se assenhora. A covardia reprime o medo e, portanto, dele se torna escravo. Homens corajosos nunca perderam o elã pela vida mesmo que a situação que vivam seja sem brilho; covardemente, homens esmagados pelas incertezas da vida, perdem o desejo de viver. Devemos constantemente erguer diques de coragem para conter as inundações do medo”. (Martin Luther King Jr.)

                                              *______*
“Finalmente, todos concordam que um homem ocupado não pode fazer nada bem: não pode se dedicar à eloqüência, nem aos estudos liberais, uma vez que, seu espírito ocupado em coisas diversas, não se aprofunda em nada, mas pelo contrário, tudo rejeita, pensando que tudo lhe é imposto”. (Sêneca – Sobre a Brevidade da Vida.)

                                             *______*
“O ódio é licor mui precioso, um veneno muito caro, porque é feito de nosso sangue, de nossa saúde, de nosso sono e de dois terços de nosso amor próprio”. (Charles Baudelaire).

                                             *_____*
“Dê a este novo Isaías
Não visões, não profecias:
Dê o que falta a tanta gente
-Pureza d’alma, semente
Das celestiais alegrias”.
(Manoel Bandeira).


                                           *_____*

“Rabino Johana bem Zakkai perguntou aos seus discípulos de qual pecado devemos fugir. O rabino Simeon respondeu: Aquele que pede emprestado e não paga. Não importa se pediu emprestado de Deus ou de outro homem. Eis a essência da miséria humana: esquecer que a vida é dom e um empréstimo”. (Abraham Joshua Heschel).

                                    *________*

“Devemos temer a justiça de Deus como se não tivesse misericórdia e devemos confiar na sua misericórdia como se não tivesse justiça”. (Pe Antônio Vieira).

                                    *________*

“Não tenho dúvidas que a religião cristã é, no final das contas, algo que nos proporciona uma satisfação indizível. Mas ela não começa pelo conforto; começa pelo desconforto. Na religião, como na guerra e em tudo na vida, satisfação é coisa não obtemos procurando por ela. Se procurarmos a verdade, poderemos concentrar a satisfação no fim. Se procurarmos primeiro a satisfação, não encontraremos nem a satisfação nem a verdade, apenas a adulação e a falsa esperança e, no fim, o desespero”. (C. S. Lewis).

                                  *________*

“Meu único desejo é contemplar o seu rosto. Eu não temo outro senão Ele; reverencio a Ele somente. Se o visse apenas em um sonho, continuaria dormindo por toda eternidade”. (Rabino Jehuda Halevi – citado por Abraham Joshua Heschel).


http://twitter.com/abimaelalves

A vida do vai dar tudo certo não existe.




A verdade é uma só! A vida do “Vai dar tudo certo no final” só existe nos contos de fadas.
A vida é dura, tudo é conseguido com muito esforço.
As Sagradas Escrituras declaram que O Reino de Deus é tomado a força. Isso quer dizer que tem que haver esforço, nada é de graça, nada é muito fácil.
Em tudo haverá perdas e ganhos, na maioria das vezes para podermos ter algumas coisas temos que abrir mão de outras.
Sempre que damos mais um passo impreterivelmente algo já ficou para traz.
O novo só acontece quando o que era novo se torna velho, o presente só chega quando o passado ficou pra traz, o amanhecer vem quando a noite foi embora.
Viver em novidade de vida, é mais do que um jargão, é viver um dia de cada vez, consciente que as novidades precisarão de espaço para se fazer, e é nesse momento que será preciso fazer escolhas.
Ficar com o sapato novo que vai precisar se acostumar os seus pés ou continuar com o velho que já esta fora de moda, gasto, feio, com poucas chances de lhe ser útil?
Continuar caminhando o mesmo e velho caminho, caminhando sempre na mesma direção  ou mudar de direção e ver novas paisagens e ir em busca novos horizontes?
Mudanças custam caro porque são desafios, trocar o certo pelo incerto, não sabemos se vai dar tudo certo, mas uma coisa é certa, assim é a vida, uma eterna aventura, se vai dar tudo certo ou não, isso não importa, pois na verdade o que vale é poder dizer : Não passei pela vida eu vivi a vida, eu não caminhei pela história eu fiz o caminhos, eu não dormi o sono dos covardes eu enfrentei e vivi a vida e venci os meus medos, eu não criei raízes em minha zona de conforto eu fui em busca do que era novo e o que era velho se fez novo.
Abimael Alves.
 Twitter @abimaelalves